domingo, 19 de outubro de 2014

Centrinho Ponto Sonia Maria



FLOR CENTRAL DA TOALHINHA - Passo 1
Iniciar fazendo 5 correntinhas, fechar com ponto baixíssimo. Dentro do círculo formado, fazer 1 ponto alto, duas correntinhas, um ponto alto. Repetir por 8 vezes, formando assim 9 espaços.
Dentro de cada espaço formado na carreira anterior, fazer 1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 3 pontos altos, 1 meio ponto alto, 1 ponto baixo. Estará formada a primeira carreira com nove pétalas.


[passo+1.jpg]
[passo+2.jpg]


Passo 2
Do lado do avesso, pegar o ponto alto da carreira anterior com 1 ponto baixíssimo, fazer 5 correntinhas e prender no próximo ponto alto com 1 ponto baixíssimo. Repetir mais 8 vezes.

[passo+3.jpg]

Passo 3
Em cada alça formada do lado do avesso, trabalhando do lado direito fazer 1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 5 pontos altos, 1 meio ponto alto, 1 ponto baixo, formando assim a segunda carreira com 9 pétalas
[passo+4.jpg]
Passo 4
Caminhar com pontos baixíssimos até a próxima pétala.


[Passo+5.jpg]
Passo 5
Fazer 9 correntinhas e prender com ponto baixo na próxima pétala.
[Passo+6.jpg]

Passo 6
Em cada espaço formado pela carreira anterior, fazer 9 pontos altos e 1 ponto alto no ponto baixo que une as correntinhas no meio da pétala.


[Passo+7.jpg]
Passo 7 - INÍCIO DO PONTO SONIA MARIA
Subir 10 correntinhas e prender com ponto baixíssimo no ponto inicial. Fazer 3 correntinhas, pular 2 pontos da carreira anterior e prender no terceiro ponto com 1 ponto baixíssimo. Repetir mais 29 vezes. Estarão formadas 30 alças com 10 correntinhas cada. É importante que o número de alças seja par, para que de certo no final quando forem colocadas as flores, que ocuparão espaço de 2 alças.

 [Passo+8.jpg]
Passo 8
As demais carreiras deverão ter o mesmo número de alças da primeira (30)
Subir 14 correntinhas e prender com um ponto baixíssimo na quarta correntinha a contar do início.
[Passo+9.jpg]

Passo 9 - 2º carreira do ponto Sonia Maria
Concluidas as 30 alças (terminar com 4 correntinhas) , passá-las por dentro das alças da carreira anterior, cuidando para que o lado direito da correntinha fique sempre para frente.
[Passo+10.jpg]
Passo 10
Prender com um ponto baixíssimo (pegando os 2 fios do ponto - aqui não peguei rs rs rs) no centro da primeira alça.
[Passo+11.jpg]

Passo 11 - 3º carreira do ponto Sonia Maria
Fazer 15 correntinhas e prender com ponto baixissimo na quinta correntinha contando do início. (30 vezes) prender com ponto baixíssimo na primeira alça.
Notem que na segunda carreira fiz 14 correntinhas, na terceira 15, na quarta 16 e na quinta e sexta carreiras mantive as 16 correntinhas. As alças sempre terão 10 correntinhas.
Para facilitar o trabalho pedi ajuda a universitária. (minha agulha circular rs rs rs) que segurou as alças até completar a próxima carreira.


[Passo+12.jpg]
Passo 12
Fazer 4 correntinhas e prender com ponto baixo no centro da alça inicial, fazer 7 correntinhas e prender com ponto baixo na próxima alça. Assim por diante, prendendo com ponto baixíssimo no final. Arrematar e cortar a linha.
[Passo+13.jpg]

Detalhe


[Passo+14.jpg]
Passo 13
Fazer a flor quase igual a do centro da toalhinha. A diferença é que estas terão 8 pétalas. No centro de cada pétala, justamente no terceiro ponto alto, prender no ponto baixo da carreira anterior, conforme mostra a foto acima. Ao todo serão 15 flores.
[Passo+15.jpg]

Passo 14
As demais flores serão unidas umas as outras pelas pétalas laterais e por duas pétalas na toalhinha, na medida que forem sendo feitas.
[Passo+16.jpg] 


Nenhum comentário:

Postar um comentário