quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Como instalar fios aparentes na decoração




Como fixar os fios
Independentemente do revestimento do cabo do fio, seja aquele tradicional de material emborrachado ou os mais modernos, feitos de tecido que parece nylon, a melhor maneira de fixá-los na parede, de maneira firme para poder até moldar alguns formatos com eles, é usar fixadores de fios termoplásticos ou fita autoadesiva de espuma/silicone dupla face.
 



Acabamento
Para um acabamento bacana, fuja das fitas tipo Durex, Crepe, Isolante (nada contra nenhuma marca), pois esses tipos de adesivos não aderem bem à parede para sustentação de peso ou itens com diâmetro, como os fios. As washi tapes (fitas adesivas decoradas) ficam bem bonitinhas, mas podem não aguentar coladas na parede por muito tempo.
 



Se você quer fazer uma decoração personalizada de verdade, você pode criar “cenários” usando adesivos de parede para dar uma caprichada no visual.



Dica
Antes de começar a decoração com os fios dos seus eletroeletrônicos e eletrodomésticos, determine a posição fixa desses equipamentos, para não ter que  ficar “mexendo” na decoração.



Além de fixar os cabos na parede, caprichando na decoração do percurso deles, você pode escolher qual tipo de organizadores de fios quer para montar a sua decoração. Os organizadores mais comuns são: clips tradicionais (imagem acima), decorativos, canaletas, “rolinhos” de plástico flexível específicos para esse fim e fitas com velcro:
Clips Decorativos



Podem ser flexíveis (de silicone, como esse carregador da foto) ou rígidos, de acrílico, plástico duro e até metal. Consistem em um tipo de presilha decorativa que permite que você agrupe fios e prenda-os, de um jeito mais bonitinho. Alguns já servem para fixar o fio na parede, porque a presilha já é o próprio fixador de fio termoplástico, só que enfeitado. Também servem apenas para decorar o percurso do fio.
 



Canaletas



Funcionam como um trilho, onde passam os fios. Podem ser de PVC ou silicone (como essa verde nas fotos acima). As de PVC, que podem ser brancas ou coloridas, são compostas por duas partes rígidas: uma parte fica presa à parede, com silicone em bastão, pregos de aço ou parafusos com bucha; a outra parte fica encaixada nessa primeira, como uma tampa, escondendo a fiação. As de silicone (como essa que parece um caule de árvore na foto) são flexíveis e podem ter formatos decorativos. Uma outra solução é fazer uma canaleta-rodapé como da foto abaixo.



Rolinhos plásticos



Não é uma opção muito decorativa, mas deixá-lo aparente não prejudica o visual. Apesar de serem flexíveis, a reutilização não é tão prática, porque você precisa desenrolar e enrolar tudo sempre que for usar novamente. Como são baratinhos, é melhor usar e substituir/descartar quando precisar trocar a decoração.
Fitas com velcro


São coloridinhas, fica uma graça se souber combinar. É mais fácil organizar fios menores (enrolados adequadamente). As fitas com velcro são ótimas para “diminuir” o comprimento dos fios,  reunindo e prendendo a volta deles. São flexíveis e podem ser reutilizadas várias vezes. Podem ser compradas por unidade ou por metro.

Passo a Passo: Fios do PS3



Para fazer esta obra de arte com os seus cabos, você vai precisar de:
  • Fita dupla-face (usaram a de espuma)
  • Super cola
  • Fita métrica
  • Lápis
Tire as medidas dos cabos e calcule a distancia entre a TV, o videogame e a tomada. Usando um lápis, trace o caminho desejado para os cabos. O dono do projeto tirou a foto do ambiente e fez o traçado em um software de edição de imagens, para ter certeza de como ia ficar antes de rabiscar a parede. Nesse traçado, cole a fita dupla face. Lembre-se de cortar tirar bem fininhas e longas.
Como dissemos no início do artigo, fitas adesivas não são fortes o suficiente para segurar cabos, por isso passe uma linha fina de cola em baixo da fita para que ela se reforce, isso fará com que os cabos fiquem firmes na parede.

O autor não deixa claro se usa a super cola na parede, ou no cabo, então o ideal é você testar qual forma segura melhor. Agora é só colocar o cabo no traçado e apreciar a sua obra de arte e organização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário