quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Porta Panetone

Materiais:

2 novelos de fio de algodão espessura 1000 (que serão trabalhados duplamente) sendo cada um deles de uma cor diferente;
Agulha para Crochê 2 mm e 1,25mm;
Agulha sem ponta (Tapeceiro);
1 Panetone.

Execução:
Inicie a sua execução (com a agulha 2 mm e uma das duas cores escolhidas) com *um cordão de 5 Correntinhas que deverão ser fechadas com um Ponto Baixíssimo. Você obterá um círculo. Execute ao redor deste círculo 8 Pontos Baixos e, novamente, feche o círculo com um Ponto Baixíssimo. Na próxima carreira execute, para cada ponto da carreira anterior, 2 Pontos Baixos. Ao final desta carreira, você deverá obter 16 Pontos Baixos. Feche o círculo um Ponto Baixíssimo. A seguir, você deverá executar 2 Pontos Baixos a cada dois pontos da carreira anterior, ou seja; no primeiro ponto faça dois, no segundo faça um, no terceiro, faça dois, no quarto, faça um e assim sucessivamente. Ao final, feche o círculo com um Ponto Baixíssimo. Os intervalos de aumentos deverão aumentar proporcionalmente de acordo com o número de carreiras executadas. Então... Na próxima, comece com 2 Pontos Baixos no mesmo ponto de base, faça nos dois seguintes somente um, no quarto ponto faça dois, nos dois seguintes faça um; no sétimo ponto faça dois, nos dois seguintes faça um. Ao final, encerre com um Ponto Baixíssimo. Na próxima; inicie com 2 Pontos Baixos, faça nos próximos 3 um ponto em cada um, no quinto, faça 2, nos próximos 3, faça um e assim sucessivamente, novamente. Perceba que o aumento recebe, no intervalo, um ponto a mais. Você deverá continuar desta forma, até que esta base seja grande o suficiente para revestir o fundo do seu Panetone (por isso você já deve ter em mãos o Panetone que receberá esta capa).
Alcançado o tamanho necessário, realize uma carreira de Pontos Altos pegos por trás. Você verá sua execução mudar de direção. Agora você estará trabalhando no sentido vertical à base já executada. *
Troque a cor do fio e trabalhe em Ponto Barra 1X1 por cerca de 2/3 da altura do seu Panetone. Continue a execução realizando Pontos Altos (sendo a primeira carreira com a cor inicial de sua execução e as seguintes com a troca), até a metade da altura de seu Panetone.
Agora é a hora de executarmos os quadradinhos que serão feitos com o fio usado na base.
Inicie com 5 Correntinhas, como nosso intuito são quadradinhos, faça *3 Pontos Altos, 1 Correntinha*. Repita de * à * por 4 vezes e encerre com um Ponto Baixíssimo. Na próxima carreira faça para Ponto Alto da carreira anterior um Ponto Baixo, na Correntinha (aquela do intervalo entre os 3 Pontos Altos e os próximos 3) da carreira anterior faça 2 Pontos Baixos, 1 Correntinha e mais 2 Pontos Baixos. Encerre com um Ponto Baixíssimo. Na última carreira, você deverá trocar a cor do fio e realizar um simples contorno em Pontos Baixos ao redor do quadradinho.
Costure os quadradinhos à base da peça já executada com a agulha sem ponta.
Continue a execução trabalhando Pontos Altos pelo restante que falta para alcançar a altura do seu Panetone. Lembre-se de realizar a última carreira com a mesma cor da base e em Pontos Baixos.
A Tampa deve ser iniciada da mesma forma que a Base do seu Panetone(execute de * à *), contudo ao alcançar o Ponto Alto Pego por Trás (lembre-se que neste momento você alterará a direção da execução e começará a trabalhar verticalmente); você continuará a execução em Pontos Altos até que alcance a altura necessária para recobrir por 1 ou 2 centímetros da parte de baixo já executada. Novamente a última carreira deverá ser executada com a mesma cor da base desta peça.
Com a agulha de 1,25mm, deverá ser executado (em fio simples) todo o contorno das duas peças em Ponto Caranguejo com a mesma cor da troca.